segunda-feira, abril 30, 2007

A Convivência pela não presença


Tem sido muito pensado neste século do espaço cibernético a questão do valor da tecnologia da informação, quando ponderado contra a possibilidade de uma existência mais simples e com mais felicidade.

Qual é o papel da informação eletrônica neste grande dilema do ser humano atual. Quanto da informação se orienta para uma inteligência coletiva e quanto para uma inteligência de competição individual ; e quanto se orienta para a felicidade do ser humano na simplicidade dos seus espaços reais de convivência.

Espaços do simples e doce sentimento da existência.

Domina o agir atual um fatalismo de agregação de valor individual, que quer determinar o curso dos acontecimentos como fixado e impossível de ser alterado. Esta imobilidade silente transforma o pensar em público em algo escondido, subversivo, sem esperança e infeliz.

A convivência atual acontece virtualmente em uma realidade paralela de salas de discussão e mensagens eletrônicas; os jovens preferem a comunicação instantânea de "torpedos" ou os mensageiros interativos, para conviver e relatar no momento da vivência sua vida aos companheiros. Qual o limite dos em ambientes virtuais de convivência ou do pensar colaborativo.

Cada vez mais a opção de uma vivência escondida se mostra nesta nova tecnologia da informação como a dos "Chats", o "Facebook", o "MySpace", os "Podcasts", os RSS e os Vodcasts. Uma Second Life se tornou possivel.

Sempre me preocupou refletir sobre qual é o limite da tecnologia, ou a partir de que ponto este conjunto de conhecimentos e princípios deixa de ter interesse social.

Penso que é quando a tecnologia deixa de trabalhar em benefício do indivíduo e se volta para lhe causar problemas. As novas tecnologias de informação de tão intensas produzem, também, medo, pois ao aumentar os poderes do homem o transformam, também, no objeto destes poderes, principalmente quando:

O doce sentimento da existência é vivido por nosso outro, um avatar do que sonhamos ser. Uma vivência sem presença.



Visite o site com mais de 100 redes de interação social online com sua descrição, seu foco e o número de usuários.
em : http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_social_networking_websites

Veja alguns sites brasileiros de convivência online em http://lista2.0br.com.br/


Um comentário:

Anônimo disse...

Esta noticia é boa.