domingo, janeiro 31, 2010

A informação superposta


Considere uma pesquisa para as obras de Shakespeare. Com a tecnologia que existe hoje, para um determinado termo de sua obra podemos encontrar em todas as linhas de sua obra o lugar onde o mesmo termo é usado nos seus escritos completos. Esta concordância é um exemplo do que chamamos de seguir determinados conteúdos sobrepostos e que se apresentam em camadas cronológicas. O trabalho consiste em suplementar uma informação criando todas as suas menções em um mesmo contexto de aplicação.

Exemplos, deste tipo de necessidade de seguir informações, sobrepostas em camadas são: os prontuários médicos, arquivos cronológicos, a notícia em um canal de mídia, as camadas de dados e reflexões de uma pesquisa e até mesmo reconstrução de uma discussão, escrita e oral, sobre o desenvolvimento ou projeto de um produto ou serviço em um site ou serviço de email tipo wave para convivência empresarial.

A informação sobreposta deve ser linkada para uma referenciação ou estudo do problema em suas diferentes fases de ocorrência. Esta linkagem normalmente acontece para documentos relacionados em camadas verticais e não se configura com o critério de uma abordagem hipertextual onde a saída do texto tutor é de livre escolha no espaço e no tempo.

As informações quando sobrepostas podem ser administradas colocando marcas nas mensagens que vão em seguimento no empilhamento das camadas, a partir de um documento tutor inicial. As camadas de base e seu seguimento podem incluir múltiplos e heterogêneos formatos de documentos, o que requer um esquema de endereçamento inteligente, para reunir as informações armazenadas em todas as camadas incrementais da coisa estudada. A compilação deve permitir a criação e a resolução de um sistema de marcas para os documento superpostos já existentes e os que virão a se empilhar.

Na informação sobreposta seguimos os links como se fosse as pegadas deixadas por um caminhar na arquitetura de conteúdos específicos. Esta informação se relaciona diretamente com o documento tutor que é aquele ao qual se adicionam camadas em um conjunto encadeado. O valor do documento é dado pela possibilidade de “montar” todas as camadas do encadeamento e de uma aplicação que permita o seu seguimento em completeza. Um só documento do conjunto não forma um valor que só existe se é agregado pela soma de toda a série.

O número crescente de informações eletrônicas, fontes acessíveis a uma audiência mundial, fornece uma oportunidade sem precedentes para estudar os mecanismos e as aplicações de organização e controle de informações sobrepostas em contextos específicos. Tais aplicações devem permitir explorar e organizar documentos digitais espalhados, mas cujo valor está na coleção das fontes que estão em uma disposição de camadas sobrepostas.


Bundles in Captivity: An Application of Superimposed Information
Lois Delcambre e outros
http://web.cecs.pdx.edu/~lmd/papers/captivebundles.pdf

Nenhum comentário: