sexta-feira, abril 10, 2009

A geração do conhecimento a partir de documentos digitais: resultados de uma pesquisa


Em pesquisa em andamento sobre a percepção e assimilação da informação em documentos em formato lineares e documentos digitais intertextuais constatamos a existência de consideráveis diferenças na relação destas narrativas com a percepção do usuário na geração do conhecimento. É uma pesquisa em desenvolvimento: a metodologia deve ser retestada em novo universo de pesquisa formado, mas os resultados encontrados são surpreendentes.

Assim considerando o formato em que está a informação esta inscrita: um texto linear ou um hipertexto existem evidências de que:

· A mediação da informação para geração do conhecimento se relaciona qualitativamente com o formato de inscrição; a percepção da informação difere de acordo com a estrutura linear ou digital do documento.

· A percepção de informação digital gera conhecimento diferenciado e mais elaborado; a escrita digital induz a um aumento na possibilidade de avaliar informações complexas e engendrar configurações de memória e cognição com mais criatividade e qualidade quando nos textos digitais cruzados.

· 0 A percepção do conteúdo digital acontece através de um fluxo de pensamento divergente, aquele onde os meandros da consciência se orientam para uma associação referenciada à aventura individual e simbólica de cada receptor. Suas vivências suas projeções, suas condições de individualidade.

· A informação em documentos lineares está com seu conteúdo estipulado pelo formato e finalizado por um imperativo desta geografia dos espaços demarcados. O receptor de tal tipo de documento tem liberdade em seu imaginário, mas o texto limita esta liberdade, pois esta preso a um formato finito.

· A percepção nos documentos lineares, se dá através de um fluxo de pensamento convergente, ou seja, aquele no qual a recognição se direciona para uma cadeia de percepções pontuais que se ajustam a família de conteúdo do texto finito.

Os documentos lineares diferem dos documentos digitais por uma condição de escrita e da leitura tais como:

- A pesquisa indica que a interatuação do leitor com os documentos digitais se processa com uma percepção de enunciados individualizados.

- A enorme incidência de unitermos (palavras) indicados uma so' vez pelo avaliador para o documento digital denota a existência de um jogo de enunciados particularizado, quando da interação entre o receptor e o texto digital.

- Nos documentos digitais há uma clara evidência de que a escrita dos enunciados acontece usando, simultaneamente, a linguagem em que forma pensados estes enunciados e a linguagem de edição da sua escrita para leitura do receptor da informação;

- Pode-se notar na narrativa digital a existência de uma condição de aumento dos processos mentais do pensamento na sua geração, na sua percepção e no arranjo dos caminhos para reconhecimento da informação; um aumento da sensibilidade e criatividade ao criar uma informação digital;

- As trocas de informação no ambiente digital gera o desenvolvimento de um condicionamento mental para realizar ao mesmo tempo atividades de percepção, geração e transmissão e da informação em uma configuração de atuação em multitarefa;

- Na assimilação de um documento digital há um aumento da capacidade para avaliar a informação complexa; engendrar configurações individuais para procurar em simultaneidade mais informação em textos entrelaçados adiando a formação do conhecimento até esgotar as possibilidades do conteudo perseguido em rede.

O documento completo da pesquisa, com descrição,metodologia e base teórica tem cerca de 60 páginas e esta disponível para download em

http://www.e-iasi.org/DOWNLOAD/index.htm



No TWITTER acesse www.twitter.com/aldoibct
URL = http://aldoibct.bighost.com.br/

Nenhum comentário: