quarta-feira, abril 08, 2009

Os documentos de amanhã


Em agosto do ano passado, dois jovens biólogos formados pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo resolveram montar um pequeno portal reunindo blogs sobre ciência. Nascia o Lablogatórios, que rapidamente chegou à marca de 24 blogs abrigados debaixo de seu guarda-chuva.

No último dia 17, o condomínio de blogs mudou de nome e ganhou um empurrão internacional em sua recente trajetória: virou o braço brasileiro do ScienceBlogs, uma rede com mais de 60 blogs de ciência em inglês criada nos Estados Unidos em 2006 que faz parte do Seed Media Group, também dono da revista Seed, de divulgação científica

A audiência de todos os blogs do ScienceBlogs Brasil ainda é modesta, mas crescente, segundo seus administradores. Está na casa dos 150 mil visitantes por mês, que navegam por cerca de 250 mil páginas.

Frequentemente apontado como o blog feito por um cientista com maior influência no planeta, o Pharyngula - criado pelo biólogo Paul Myers, da Universidade de Minnesota, sobre evolução e desenvolvimento - semanalmente, tem suas páginas vistas meio milhão de vezes por milhares de internautas.

A revista científica Nature, uma das mais prestigiadas do mundo defende a idéia de que o jornalismo científico está em declínio, sobretudo depois da crise econômica de setembro do ano passado e que estão em ascensão os blogs de ciência.

A Nature *, em editorial (de conteúdo restrito a assinantes) publicado na mesma edição, recomenda aos cientistas um olhar mais contemporâneo sobre o tradicional jornalismo científico e também sobre os novíssimos blogs de ciência. Os cientistas estão totalmente aptos a atingir mais pessoas do que nunca, mas apenas se eles abraçarem a mesma tecnologia que eles desenvolveram.

Obs.: A interface gráfica da Internet, o www foi inventada e aprimorada por cientistas num dos grandes centros da pesquisa mundial, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern).
----------------------
Tudo indica que a maior parte dos documentos de amanhã, seus estoques e seus fluxos serão digitais, mas a grande indagação é como serão os profissionais da informação de amanhã ou se estarão preparados para harmonizar esta gestão de documentos com seus usuários.
Fonte: "Informação e opinião na web - Condomínio de 24 blogs de ciência vira braço nacional do portal americano ScienceBlogs"
reporta Marcos Pivetta para a Edição Online da Pesquisa FAPESP de 08/04/2009

* Nature 458, 260 (19 March 2009) Published online 18 March 2009

Ver noticia completa em
http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=5528&bd=2&pg=1&lg=

-----------------------------------------------

no TWITTER acesse www.twitter.com/aldoibct