terça-feira, abril 21, 2009

Vale a pena se ocupar da informação que não está disponível online?


Este é um estudo recente sobre o comportamento do cientista quando procura informação. Foi realizado com base em uma comunidade de físicos e astrônomos, usando entrevistas, com 56 professores e estudantes de doutorado daquelas áreas na University College de Londres. (referência abaixo)

Foi perguntada, aos entrevistados, a maneira como obtêm e como acessam as fontes para seus estudos e pesquisas e seus principais seus recursos da informação; ênfase foi colocada na leitura de artigos de periódicos, provavelmente a fonte a mais respeitável da informação formal.

Ficou evidente a tendência emergente no comportamento de busca de informação dos cientistas, pois a pesquisa indica que e a maioria deles acredita que se os artigos forem, de boa qualidade e significativos para a sua área, eles estarão disponíveis online na Internet.

Além disso, ainda em minoria, mas como uma forte tendência os cientistas acreditam que a informação que não está em disponível online não vale o esforço para ser obtida devido a uma provável carência de qualidade, confiabilidade e obsoletismo.

Esta indicação mostra uma mudança na percepção dos usuários de ciência e tecnologia em relação ao valor das fontes de informação e sua condição de acesso. Implica que pelo menos em alguns campos científicos a disponibilidade da informação é uma medida para avaliação da sua qualidade.

Esta tendência mostra, ainda, a grande expectativa dos cientistas em ter, pelo menos a informação nova, no formato digital e online, o que virá exercer uma influência operacional para as opções de editores, especialistas da informação e administradores dos estoques de informação convencional: armazenada em papel ou outras mídias não digitais.

Ver o artigo completo de:

Hamid R. Jamali
O que não está disponível online vale a pena ser lido?
[What is not available online is not worth reading?]
Professor, Ph.D., Department of Library and Information Studies, Faculty of Psychology and Education
http://www.webology.ir/2008/v5n4/a63.html

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