sábado, abril 04, 2009

O Segredo é sagrado



Segredo: Aquilo que se oculta ao conhecimento; aquilo que não se divulga; que se quer manter em sigilo.

Sagrado: Aquilo que não deve ser tocado, mudado ou transformado; não deve ser infringido ou violado: como os sagrados direitos das empresas e profissionais com carreira formal.




Escritor bissexto lança agora no Brasil um livro chamado "O Culto do Amador"* contra o livre fluxo de informação se executado por amadores na web.

No seu livro o autor defende, no meu entender, quatro princípios básicos sumarizados por mim:

1 - Está contra a nova economia da edição, publicação e distribuição da informação online, pois a atividade não gera lucro e ainda atrapalha as instituições estabelecidas no mercado;

2 - É favorável ao monopólio das instituições estabelecidas em mercado para produzirem e disseminarem a informação e a cultura; não teria o menor sentido que "amadores" executem um papel na difusão cultural por sua inexperiência e por não possuírem condições legais ;

3 - Prega o protecionismo de uma reserva de mercado intelectual que deve ser direito do profissional habilitado e formalmente credenciado: "nós amadores de repente somos todos músicos, jornalistas, escritores cientistas e cineastas";

4 - Defende como sagrado que a geração do lucro pelas atividades de informação na Internet é das empresas e profissionais credenciados. As atividades de convivência informacional da web 2.0 estão fechando empresas e promovendo o desemprego.

O livro, em minha opinião, é pobre em idéias e de argumentos. Não estaria sequer sendo revisto não fosse o seu casamento de interesses com a mídia massiva. Estes canais, intransitivos e em final de carreira, querem com a polêmica estabelecer o espetáculo e ainda, conservar pelo tempo que puderem sua fatia dos falados lucros, via marketing das empresas e dos profissionais não amadores.

Aldo de A. Barreto



* Fonte: Artigo do jornal 'O Globo de 04/04/2009, caderno prosa e verso, 1ª página sobre livro de Keen, A. , "O Culto do Amador", Zahar.